Na atual situação econômica e social do Brasil, adotar boas práticas na hora de gerir processos é praticamente uma regra para a sobrevivência de empresas de transportes e Logística. Esses processos compõem a maneira pela qual a empresa funciona, de forma mapeada, desenhada, documentada, mensurada, monitorada e totalmente controlada.
Em empresas mais antigas e tradicionais, ainda é comum ouvirmos que tal coisa é feita de tal jeito porque “sempre foi assim, e sempre funcionou”, mas, para adotar uma boa gestão dos processos, primeiro é necessário entender o funcionamento das cadeias em que a empresa está envolvida como um todo, depois, é importante estar aberto a mudanças. Uma organização se transforma o tempo todo, a cada novo desafio, e os processos precisam acompanhar essa trajetória.
De modo geral, a gestão de processos é assim: nada será modificado se não houver uma razão clara para que isso aconteça.
Longe de querer problematizar tudo e todos, isso significa que há de se buscar uma explicação para tudo que é feito dentro da empresa. Somente assim é possível identificar possíveis gargalos que podem ser melhorados, ajustados, trocados ou otimizados.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!